Arthur Lira (PP), Isnaldo Bulhões (MDB) e Luciano Amaral (PSD) mantêm seus nomes no projeto de destruição dos serviços públicos

Manifestação realizada em Coruripe
A luta contra a Reforma Administrativa e, em especial, a grande marcha a Brasília realizada no dia 29 de outubro, começa a dar frutos: 14 deputadas e deputados retiraram suas assinaturas da Proposta de Emenda à Constituição nº 38.
Dos quatro deputados alagoanos signatários da reforma, Marx Beltrão (PP) foi o primeiro a declinar de sua posição. “Venho por meio desta solicitar a retirada da minha assinatura na referida proposta, uma vez que, após reavaliação mais aprofundada dos impactos dessa emenda, não concordo mais com seu conteúdo e seus efeitos”, escreveu à Mesa Diretora através de Requerimento [grifo nosso].
A desistência de Beltrão foi protocolada às 17h39 do dia 29 de outubro, data em que houve a Marcha em Brasília e que o Sintietfal e outros sindicatos realizaram um ato diante da Prefeitura de Coruripe.
“Essa é uma prova que a mobilização vale a pena. Iremos às bases eleitorais de cada deputado que está a favor de uma mudança na constituição, que acaba com os serviços públicos e prejudica a população”, disse Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.
PEC 38
Com articulação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a PEC nº 38, que “altera normas sobre a Administração Pública brasileira”, foi apresentada com a quantidade mínima de subscrições necessárias, 171 assinaturas. Após protocolada, a proposta só pode ser retirada se metade mais um (86) das deputadas e dos deputados signatários solicitarem a retirada do apoio. No entanto, o gesto pode ser considerado resultado das mobilizações do dia 29.
De 28 a 31 de outubro, foram protocolados 14 requerimentos de retirada de assinaturas da PEC. Confira a lista completa abaixo:
- Rafael Prudente (MDB-DF)
- Murilo Galdino (Republicanos-PB)
- Fátima Pelaes (Republicanos-AP)
- Dúvida sobre Ramos (MDB-RR)
- Emidinho Madeira (PL-MG)
- Pastor Diniz (União-RR)
- Zé Haroldo Cathedral (PSDB-RR)
- Helena Lima (MDB-RR)
- Marx Beltrão (PP-AL)
- Alexandre Guimarães (MDB-TO)
- Renilce Nicodemos (MDB-PA)
- Henderson Pinto (MDB-PA)
- Marussa Boldrin (MDB-GO)
Sobre Beltrão
Ex-prefeito de Coruripe e ex-ministro do governo golpista de Michel Temer (2016–2018), Marx Beltrão está no seu terceiro mandato de Deputado Federal. Nesse período, votou a favor da Reforma Trabalhista de 2017 e, já enquanto aliado de Bolsonaro, a favor da Reforma da Previdência.
Além disso, foi favorável à PEC da Bandidagem, tentativa de alterar a Constituição para proteger parlamentares de processos criminais, rejeitada em setembro de 2025 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Em 2026, Beltrão deve tentar a reeleição.
fonte: https://www.sintietfal.org.br/2025/11/beltrao-pec-38/